sábado, 16 de abril de 2011

Chuva regressa já na próxima semana ao território nacional


Diz a sabedoria popular que tudo o que é bom, termina. À onda de calor que assola Portugal continental há já onze dias, sucedem a partir da tarde do próximo domingo, temperatura substancialmente mais baixas e a precipitação.


A semana da Páscoa será uma semana com chuva. Lá vão os chapéus-de-chuva voltar a sair do armário. Uma onda de calor varre o território nacional sobretudo nas suas regiões do interior. Bragança, Penhas Douradas, Portalegre, Castelo Branco, Elvas, Évora, Beja e Mértola, conhecem há onze dias temperaturas máximas superiores em 5ºC o respetivo valor médio diário da temperatura máxima no período de referência, situação que, aliás, caracteriza a onda de calor. “Têm-se registado temperaturas muito altas, em muitas estações superiores a 30º”, explica a meteorologista Sandra Cabrinha aos microfones da Rádio Renascença. A mais alta registou-se em Pinhão onde os termómetros subiram aos 34,6º.


Esta onda de calor deve-se, de acordo com o Instituto de Meteorologia, a uma “predominância da corrente de leste, transportando ar quente e seco no território do continente” com origem no anticiclone dos Açores localizado a oeste da Península Ibérica. Com a onda de calor regressaram ao território nacional os incêndios. Só esta sexta-feira já se registaram 37 incêndios sendo o mais grave o que é combatido pelos bombeiros na Várzea, em Santa Maria da Feira. Até ao momento apenas a região sul do país.


O Algarve tem tido temperaturas amenas longe das registadas no centro do país. De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia as temperaturas altas vão permanecer até ao próximo sábado. A partir de segunda-feira a situação vai mudar. A próxima semana, semana da Páscoa, vai ter as temperaturas mais baixas e sobretudo vai ter de regresso a precipitação. Os chapéus-de-chuva vão voltar a marcar as ruas do território nacional mas em contrapartida, como em tudo na vida, há um lado positivo. È que os incêndios deverão concomitantemente reduzir-se.


Fonte: RTP