sábado, 16 de abril de 2011

Distrito de Viana foi palco de mais de 100 incêndios desde 6 de Abri


O distrito de Viana do Castelo registou desde 06 de Abril mais de 100 incêndios, propiciados pelas temperaturas acima dos 30 graus registadas e a ausência de chuva, disse à Lusa o Comandante Distrital de Operações de Socorro.


Segundo o registo relativo ao período entre 6 e 12 de Abril os dez concelhos do distrito somaram 76 ocorrências que destruíram, segundo dados provisórios, 395 hectares de área verde. A estes soma-se uma média diária de uma dezena de incêndios nos últimos três dias.


Entre 1 de Janeiro e 5 de Abril os bombeiros contaram apenas dez incêndios. Hoje, até ao início da tarde, os bombeiros contabilizavam nove incêndios em vários concelhos, mas todos “controlados”. “O principal factor são as condições climatéricas desfavoráveis. Temperaturas muito altas e um mês de Abril praticamente sem chuva”, acrescentou à Lusa o Comandante Distrital de Operações de Socorro, Paulo Esteves. Além das condições meteorológicas “adversas” o combate a estes incêndios está a ser dificultado, ainda, pelo facto de o dispositivo nacional ainda não estar operacional, o que acontecerá apenas em Maio. “Naturalmente que isso atrasa a prontidão da nossa resposta. Mas com os meios dos bombeiros auxiliados pelas equipas de sapadores e dos GIPS [Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR] tem sido possível minimizar estas dificuldades”, acrescentou Paulo Esteves.


O comandante distrital falava à Lusa à margem da entrega de uma viatura de combate a incêndios aos Bombeiros Voluntários de Monção, que custou mais de 200 mil euros e que dispõe de um reforço de segurança. “Os nossos bombeiros tantas vezes correm riscos para tentarem ajudar os outros. Com esta viatura acrescentamos garantias para que possam sair com vida de eventuais situações de aperto”, explicou Luís Nunes, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.


À entrega desta viatura acabaram por “faltar” vários elementos da corporação, mobilizados em cima da hora para o combate às chamas na freguesia de Merufe, um dos nove incêndios que se encontravam activos esta tarde no distrito. Segundo dados do Centro Distrital de Operações de Socorro aquela freguesia registou em 2010 um número recorde de 50 incêndios florestais.


Fonte: Público