sexta-feira, 29 de abril de 2011

Parque infantil causou protestos em Macedo de Cavaleiros

A população do Bairro de São Francisco, em Macedo de Cavaleiros, manifestou-se esta quarta-feira contra o desmantelamento do parque infantil, que fazia parte do Jardim-de-Infância que funcionava no bairro, mas que estava também aberto à população em geral. Os habitantes ameaçaram não deixar sair a carrinha da câmara com o material do parque.

A autarquia esteve no local e mandou parar os trabalhos.Porque foram apanhados de surpresa, os ânimos alteraram-se. Um grupo de populares juntou-se em frente ao portão do parque do antigo estabelecimento escolar porque não quer que o parque infantil seja desactivado, até porque as crianças do Bairro de São Francisco ainda continuam a utilizá-lo.

Alternativa existe, mas não serve porque está à borda da estrada.
“Para onde vão as crianças brincar?” questiona um pai. “Têm de ficar aqui na estrada. Se querem fazer outro, que deixem ficar este e depois de outro feito que levem tudo para onde quiserem”.

As instalações do antigo jardim-de-infância foram cedidas à CERCIMAC, mas a população quer continuar a utilizar o parque infantil.

Os moradores alegam que o parque infantil serve mais do que as crianças do bairro.
“Não quero que tirem daqui isto porque eu não tenho filhos mas tenho netos e gosto de os ver aqui a brincar. Se não for no jardim têm de vir para aqui para o meio da rua” refere outro habitante.

“Para aqui vêm crianças de vários bairros, não são só daqui e se andam na rua partem o vidro de um carro, quem paga?” questiona outro morador.

O vice-presidente da autarquia de Macedo, esteve no local e mandou parar com o desmantelamento. O protocolo de cedência do espaço vai ser revisto e o parque infantil ainda pode ser mantido.

“Estava decidido que quando as escolas encerrassem tirávamos os equipamentos todos para utilizar noutras freguesias” explica Duarte Moreno, acrescentando que “a autarquia desconhecia a utilização que o espaço tem e agora vamos ver o protocolo para tentar conciliar as duas situações”.

A utilização do parque infantil poderá vir a ser conjunta.
Avós e pais das crianças do Bairro de São Francisco, em Macedo de Cavaleiros, juntaram-se para defender a manutenção do Parque Infantil no coração do bairro.

A Câmara parou com os trabalhos e vai analisar a possibilidade de manutenção da infra-estrutura.

Fonte: CIR