segunda-feira, 25 de abril de 2011

DAE: Saúde quer cobertura nacional até ao final do ano

INEM entregou mais 101 aparelhos DAE. O Ministério da Saúde garante que. até ao final do ano. todo o País ficará “completamente coberto" com equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa.

O Ministério da Saúde garante que. até ao final do ano. todo o País ficará “completamente coberto" com equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE). O anunciou foi feito, no passado dia 3 a Abril, data em que foram entregues mais 101 aparelhos a outros tantos corpos de bombeiros.

O INEM iniciou a entrega dos DAE em Janeiro, que foram inteiramente financiados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica e os próximos 100 serão custeados numa parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Segundo uma nota do gabinete de comunicação do Ministério da Saúde, o alargamento do programa de DAE do INEM aos seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica é indispensável para uma melhor assistência médica às vítimas de paragem cardio-respiratória.

Referindo-se, na cerimónia, ao programa de DAE, o secretário de Estado da Saúde disse que "é importante em si mesmo, porque estes instrumentos podem ajudar a salvar vidas, mas é também absolutamente decisivo porque permite, de uma forma integrada, melhorar a formação dos operacionais que, no terreno, têm de lidar com a área da emergência" pré-hospitalar. Também presente, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, a cerimónia teve "um particular" significado", pois, "apesar da parceria do INEM com os bombeiros ter cerca de três décadas", chegou-se a um patamar dessa parceria "que anuncia tempos novos". "Temos encontrado ao longo de um ano, da parte dos dirigentes do INEM, um desejo real e efectivo, materializado em actos e não apenas em palavras, de concretizar esta mesma parceria enquanto instrumento de serviço público, onde, num tempo onde tão difícil é disponibilizar recursos, existe a preocupação de os rentabilizar", afirmou Duarte Caldeira.

Fonte: BP