sexta-feira, 22 de abril de 2011

Bragança vai manter dois helicópteros no combate a incêndios



Apesar da contenção de despesas que também atinge este ano o dispositivo de combate a incêndios, o distrito de Bragança vai manter os dois helicópteros de ataque inicial. O primeiro vai entrar em funcionamento a 15 de Junho e o segundo a 1 de Julho.

“Iremos ter no dia 15 de Junho um helicóptero e a partir de 1 de Julho o segundo helicóptero. Em princípio, será colocado o primeiro em Bornes e o segundo em Nogueira”, explicou o governador civil, Jorge Gomes, que salienta que a distribuição dos meios foi feita de acordo com a dimensão das florestas de cada distrito.

“É um dos maiores distritos do país em área geográfica. Para fazer a cobertura total é fundamental ter dois helicópteros”, esclarecem adiantando ainda que também “foi alargado o raio de acção”. “Passam a poder intervir no começo do incêndio e foi aumentado mais cinco quilómetros. Ficamos agora com os recursos que desejávamos.” O facto de haver duas áreas protegidas no distrito também ajudou à atribuição dos dois helicópteros.

Ainda assim foi reduzido o número de equipas permanentes de 40 para 33.
Situação que não preocupa as autoridades.

“Se tivermos um ano como o do ano passado, um dos melhores, serão suficientes. E temos os bombeiros voluntários, com toda a sua capacidade e determinação. Não estamos muito preocupados e esperamos que os cidadãos cuidem bem da nossa floresta”, concluiu.

O dispositivo de combate a incêndios no distrito de Bragança vai ser apresentado formalmente no dia 5 de Maio.

Fonte: Brigantia