terça-feira, 11 de outubro de 2011

ANPC: Domingo foi o dia com mais fogos este ano

Domingo foi o dia com mais incêndios florestais este ano com um total de 399 ocorrências de fogo em 24 horas, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) disse à agência Lusa que domingo foi «o dia com maior número de ocorrências desde o início do ano». Os dados estatísticos da ANPC referem que os 399 incêndios florestais que deflagraram no domingo foram combatidos por 4.943 operacionais e 1.334 veículos, tendo os meios aéreos intervindo 56 vezes.

A mesma fonte adiantou ainda que Outubro está a ser o «mês com maior número de ocorrências dos últimos 12 anos». Desde o início do mês que já deflagraram 2.731 incêndios, com uma média de cerca de 300 fogos por dia, segundo a ANPC.

A época mais crítica em incêndios florestais terminou a 30 de Setembro, sendo o número contabilizado de ocorrências e área ardida até essa data «inferior aos valores de oito dos últimos 10 anos», com excepção de 2007 e 2008.

Segundo os dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN), os incêndios consumiram até 30 de Setembro deste ano 41.964 hectares de floresta, menos 67,5 por cento do que em igual período do ano passado.

Devido às condições meteorológicas e ao aumento significativo do risco de incêndio, o Ministério da Administração Interna (MAI) reforçou na semana passada o dispositivo de combate a incêndios florestais com 360 bombeiros em 14 distritos e quatro helicópteros ligeiros.

Segundo o MAI, o reforço, que está operacional até 15 de Outubro, é composto por 14 grupos, tendo, cada um, 26 operacionais, que vão actuar em 14 distritos, aqueles que têm «maior perigosidade florestal» e «um menor número de meios activos». Por sua vez, o reforço dos meios aéreos termina na terça-feira.

O Governo também decidiu alargar o período crítico de risco de incêndio até 15 de Outubro, sendo «expressamente proibido o uso do fogo em floresta» até essa data. O reforço dos 360 bombeiros e dos quatro helicópteros juntam-se aos 5.435 elementos, 16 meios aéreos e 1.225 veículos que compõem o dispositivo da fase "Delta" de combate a incêndios florestais, que começou no sábado passado. O alerta amarelo de risco de incêndio florestal em todos os distritos do Continente da ANPC terminou ontem às 20:00 horas.

Fonte: Lusa