terça-feira, 4 de outubro de 2011

«Cortes não serão cegos» na Protecção Civil

Governo assina contrato com associações de bombeiros. São Romão vai construir novo quartel.
O secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d'Ávila, assegurou que o Governo vai continuar a «reforçar e a reformar o sistema de protecção civil», mas defendeu que é preciso fazer mais com os mesmos meios.
«Não ignoro que a dotação de mais e de melhores meios é uma aspiração de todas as corporações de bombeiros portugueses, mas todos compreendem que a situação económica do país exige a maior transparência na aplicação dos recursos financeiros e teremos todos que nos esforçar em atingir melhores resultados com os mesmos meios», referiu o secretário de Estado.
Ainda assim, o governante deixou a certeza de que «os cortes não serão cegos». «A paz social, a tranquilidade pública e a confiança dos cidadãos são condições indispensáveis ao desenvolvimento do país. A imagem de um país seguro também potencia o investimento e o turismo e reforça a sua competitividade», sublinhou.
O governante falava durante a homologação de 20 contratos com 17 com associações humanitárias de bombeiros voluntários e três municípios, dos distritos de distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, que correspondem a um investimento superior a 9,5 milhões de euros. Do concelho de Seia, foi assinado contrato com os Bombeiros de São Romão para a construção do novo quartel. A obra vai custar perto de 954 mil euros e vai ter uma comparticipação comunitária de aproximadamente 668 mil euros.
Os contratos foram celebrados entre a Estrutura de Missão para a Gestão dos Fundos Comunitários (organismo sob tutela do Ministério da Administração Interna) e as entidades beneficiárias, no âmbito da medida de “Prevenção e Gestão de Riscos” do Programa Operacional Valorização do Território (POVT), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Fonte: Porta da Estrela