terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Acidente em Alcañices mata homem de Bragança


Um cidadão brigantino morreu esta manhã num acidente de viação em Espanha.Cerca das sete da manhã, José António Rodrigues Morais, de 38 anos, seguia, num ligeiro de mercadorias, na N122 perto de Alcañices, Zamora, quando ao quilómetro 515 se despistou e foi embater frontalmente num camião que seguia no sentido contrário.
O pesado, que vinha em direcção a Portugal, era conduzido por José Ribeiro e que conta que “foi um embate muito violento”. “Eu estive a dormir e estava a conduzir há meia hora e só me deparei com umas luzes à minha frente com um carro em contra mão”. O camionista diz ainda que “com o nevoeiro havia pouca visibilidade.

A carrinha entrou por baixo do meu camião, partiu-se e a parte de trás foi arrastada para trás”.Segundo o camionista, que ficou ligeiramente ferido e que transportava leite para uma grande superfície comercial, havia pouco trânsito à hora do acidente.
A carrinha que embateu frontalmente com o camião transportava peixe e ficou cortada em dois. Segundo Javier, bombeiro espanhol, foi um acidente "muito violento". "a parte da frente ficou debaixo do camião e a de trás imobilizou-se a mais de 50 metros".

De acordo com David Mendieta, comandante dos bombeiros de São Vitero, que acorreram ao local, o condutor da carrinha teve morte imediata.
“Quando chegámos, o condutor da furgoneta estava encarcerado debaixo do camião e já tinha falecido. Estava em mau-estado”, explicou.Segundo David Mendieta, este foi o acidente mais grave do último ano e meio naquela zona.
“Sim, há mais de um ano que não tínhamos nada assim. O último tinha sido no cruzamento de Travassos e também faleceu um cidadão de Bragança”, disse.
Os bombeiros pensam que na origem do acidente possa estar uma manobra perigosa ou a má visibilidade no local.“Esta manhã havia nevoeiro cerrado e naquele local havia um sinal de proibição de ultrapassagem. Acreditamos que se despistou, ou fez uma ultrapassagem indevida ou se deixou dormir”, frisou.

No local esteve a Guardia Civil de Tráfico de Zamora, os bombeiros de Aliste y a Emergencias Sanitarias - com uma equipa médica de Alcañices y una Ambulancia Suporte Básico de Vida.

Fonte: Brigantia