terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Liga dos Bombeiros discute sustentabilidade económica


Segundo a LBP, no encontro estará em debate "a sustentabilidade económica das associações de bombeiros voluntários ameaçada pela ausência de um modelo de financiamento adequado", tendo em conta que o actual é provisório desde 2007 e há muito que "não responde".
A crise no transporte de doentes também vai estar em cima da mesa, apesar do assunto não depender do Ministério da Administração Interna, mas sim do Ministério da Saúde.
No entanto, a LBP considera que o transporte em ambulâncias de doentes não urgentes deve ser equacionada numa perspectiva global, já que "poderá afectar também a própria prestação do socorro".
O presidente da LBP, Jaime Soares, defende que o MAI deveria participar activamente nas negociações com o Ministério da Saúde sobre o transporte de doentes não urgentes, cuja redução de pedidos está a levar a uma "redução drástica nas receitas" e "afligir" as associações de bombeiros, estando muitas em falência técnica, a vender material e a despedir pessoas.
O presidente LBP já lançou um ultimato ao Governo, garantindo que o não cumprimento de quatro exigências pode levar a uma paralisação nacional na prestação total de serviços, exceptuando os de emergência.
"Queremos que o Ministério da Saúde acerte connosco, de imediato, o aumento de preços por quilómetro, da taxa de saída, da utilização de oxigénio e das horas de espera", afirmou Jaime Soares há cerca de uma semana.
A formação dos bombeiros é outros dos assuntos que a LBP quer abordar com o ministro Miguel Macedo.

Fonte: CM