terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Helicóptero do INEM mantém-se à noite


Afinal, o helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros vai continuar a operar durante a noite.A garantia foi deixada à Brigantia por fonte ligada ao Ministério da Saúde. O helicóptero vai funcionar mesmo durante a noite.Fonte ligada ao processo explicou, no entanto, que, apesar de a disponibilidade do helicóptero e das equipas médicas se manter, vai haver uma reorganização na escala dos pilotos, que passam a estar à chamada.Falta ainda agilizar a forma como isso será feito, mas o objectivo é haver poupanças com o valor pago aos dois pilotos.

Actualmente, a presença do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros em regime de permanência, 24 sobre 24 horas, custa cerca de 1,8 milhões de euros por ano.O contrato entre o Ministério da Saúde e a empresa fornecedora do serviço, a Helisul, prevê um pagamento fixo pela disponibilidade dos meios e um outro que depende da actividade, por horas de voo.

A empresa disponibiliza os meios e uma escala assegurada por dois pilotos e técnicos de assistência.
Segundo dados do INEM, os helicópteros estacionados em Macedo de Cavaleiros e Santa Comba Dão são os que mais voam, enquanto os de Lisboa e do Porto têm menos saídas.

No primeiro meio ano de actividade, o helicóptero de Macedo já tinha 106 saídas.Este helicóptero cobre os distritos de Bragança e Vila Real mas também parte dos distritos da Guarda e Viseu.
Foi prometido em 2007 pelo então ministro da Saúde, Correia de Campos, como contrapartida para o fecho de serviços de atendimento permanente nos centros de saúde e urgências hospitalares.
Foto: blogBVFozCoa
Fonte: Brigantia (CIR)