sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bombeiros do Algarve em Curso de Técnicas de Apoio à Decisão



O Tenente-Coronel, Caldeira, segundo comandante do RI1, referiu-nos que na sua opinião, aquela acção, tinha sido de todo o interesse. “Foi o modo de transmitir a técnica que é dada aos militares, de que temos provas dadas, temos escolas, exceptuando estas experiências que existem em militares desta Unidade e transmiti-las aos Comandantes dos Corpos de Bombeiros de todo o Distrito do Faro. de uma maneira que apesar de ser de forma abreviada, fosse útil. Que constitua uma ferramenta que eles possam facilmente usar e utilizar quando em situações de fazer um processo de apoio à decisão. Isto pressupõe que é apoiar um comandante do Estado-Maior – claro é uma circunstância que limita e eu prescindo disto – porque foi uma acção de adquirir conhecimentos mais o Comandante Distrital a fazer socorro, o Comandante Abel Gomes em que o próprio ao interagir com esta classe, há gente que conduz aquilo que é uma prática nos militares, usa o processo a nível Comandante. Ou seja um processo abreviado enfatizando sempre uma procura rápida de uma situação com problema, por um lado identificá-lo e resolvê-lo. Foi esse o módulo que utilizamos”.
Abel Gomes, Comandante Operacional Distrital, esclareceu que aquela acção de formação não partiu do Governo Civil, mas sim do Comando Distrital, directamente ao RI 1 que abraçou de forma imediata esta colaboração com a Protecção Civil, com os Comandantes dos Corpos de Bombeiros da Região.

“Todas as acções permitiram melhorar o desempenhado, “seja de quem for, neste caso dos comandantes dos Corpos de Bombeiros, pessoas de quem a actividade de Protecção Civil tem o Comando Operacional, foi positiva”.

- Em termos de balanço sente-se satisfeito com esta acção?

- Esta acção não se destinou apenas a incêndios florestais. São conceitos operacionais de tomadas de decisão que facilitam a tomada de decisão dos respectivos comandantes em qualquer equipa de comando. Portanto, estamos completamente satisfeitos com aquilo que se passou aqui esta semana e os objectivos que foram atingidos.

Miguel Silva, Comandante dos Bombeiros Municipais de Tavira, disse-nos ter sido positiva aquela acção, porque serviu para um melhor conhecimento entre os diversos elementos de Comando “porque amanhã, num possível cenário, temos de nos apoiar una aos outros e assim é um elemento facilitador para as operações. A actuação em conjunto é uma norma corrente, com várias forças e é bom que falemos a mesma linguagem, que nos conheçamos e que saibamos as técnicas a utilizar para facilitar no teatro das operações”.

Fonte: Algarve Notícias