sábado, 25 de junho de 2011

Câmara de Macedo de Cavaleiros adia duas obras para 2012

Duas obras que estavam previstas para este ano em Macedo de Cavaleiros foram adiadas para 2012. Na última reunião de Câmara, extraordinária, dedicada à revisão do Plano e orçamento ficou decidido que as obras do Pavilhão Gimnodesportivo de Morais e a remodelação do Pavilhão desportivo Municipal não vão ser executadas este ano.

Duarte Moreno, vice-presidente da câmara de Macedo explica que os projectos estão a ser refeitos.
“Há duas obras que foram diferidas no tempo. Estavam no nosso plano para serem inicidas este ano mas diferimo-las no tempo para o próximo ano. Estamos a refazer projectos de forma a que cheguem a valores reais para podermos concluir essas obras”, adianta.

O autarca justifica este adiamento com a baixa taxa de comparticipação do QREN, Quadro de Referência Estratégico Nacional para estas obras, que ronda os 50%. As duas obras têm um custo total de 2 milhões e meio de euros, comparticipados em um milhão. O objectivo é que a comparticipação chegue aos 80%.

“Estamos aqui com uma diferença que é significativa e que a câmara não tem orçamento para suportar isso. Gostaríamos que a comparticipação chegasse aos 80%, o que não se verificou...”, revela.

Por outro lado, a oposição afirma que esta atitude é “mais do mesmo” porque as grandes obras prometidas há dois mandatos nunca são realizadas. No caso destas duas obras, Rui Vaz não acredita que sejam executadas para o ano e acusa a câmara de se reger por uma “estratégia eleitoralista”.

“Quando dizem que para o ano vai arrancar, nós também não acreditamos que para o ano que arranquem estas duas obras. A Câmara Municipal teve uma estratégia que nós pautámos, em tempo oportuno, de uma má estratégia para o concelho. Uma estratégia que previa simples e unicamente a angariação de votos. Era uma estratégia eleitoralista. Resultou.Ganharam eleições com ela. A cidade mostrou-se contra esta estratégia mas o que é facto é que dois terços dos votos da nossa cidade estão nas aldeias e isto reflecte aquilo que tem sido a estratégia do nosso executivo”, afirma.

Rui Vaz acusa mesmo o actual executivo de fazer uma “má gestão.

Fonte: CIR