domingo, 26 de junho de 2011

Temperaturas elevadas em todo o país, termómetros podem atingir 40ºC

As temperaturas vão estar muito elevadas hoje em Portugal continental, com regiões a atingir os 40º C, o que levou as autoridades a recomendar precauções às pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crónicos.

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), as temperaturas máximas vão subir aos 40ºC em Beja, Évora e Setúbal, enquanto Santarém espera 39ºC.

Lisboa, Portalegre e Castelo Branco deverão registar 38ºC, mais um grau que em Bragança e Braga. Coimbra e Vila Real poderão marcar 36ºC, enquanto Leiria terá 35ºC.

Em Viseu os termómetros deverão marcar 34ºC. Viana do Castelo e Porto terão temperaturas mais amenas – 30ºC – e Aveiro registará 29ºC.

O IM prevê ainda um índice ultravioleta no seu valor máximo (11, “índice extremo”) para Lisboa, Sines e Funchal, enquanto no restante país os índices oscilam entre 8 e 10, considerados “muito altos”.

Face ao calor intenso, a Direção Geral de Saúde (DGS) já alertou para a necessidade de as pessoas mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos e doentes crónicas, beberem mais água e sumos de fruto sem açúcar.

A DGS recomenda ainda que as pessoas procurem permanecer em ambientes frescos nas horas de maior calor e que evitem consumir bebidas alcoólicas.

De evitar é também a prática de esforços físicos e a exposição direta ao sol entre as 11:00 e as 17:00.

Fonte: Lusa