terça-feira, 21 de junho de 2011

Só é Bombeiro quem quer…



A morte chega-nos sem aviso transformando o dia a dia numa sucessão de sentimentos tristes, esta parece ser a sensação partilhada no Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sabugal, quando chega a notícia da morte do Subchefe José da Costa.

Alistou-se nos Bombeiros Voluntários do Sabugal, em 7 de Julho de 1953; a sua formação terminou em 12 de Abril de 1966, foi promovido a Bombeiro de 3ª. Classe; o Bombeiro José da Costa, foi ignorado vinte e quatro anos, sem nenhum Comandante o promover e coloca-lo no lugar que merecia.
Quando fui nomeado Comandante do Bombeiros Voluntários do Sabugal, o Bombeiro José da Costa, começa uma nova história na sua vida de Bombeiro.
Em 12 de Abril de 1980, foi promovido a Bombeiro de 2.ª Classe; em 26 de Julho de 1980 promovido a Bombeiro de 1.ª Classe; a 11 de Novembro de 1995, passou ao Quadro de Honra, ao imediato como Subchefe.
Traído pela doença, idade, a quantidade de fumo inalado nos incêndios, acumulado nos pulmões, e o coração cansado tudo ajudou a sua partida.
O Sob. Chefe José da Costa, foi agraciado variadas vezes, com várias medalhas, que recebeu no meu tempo de Comandante e depois da minha saída, mas a distinção maior que ele recebeu, foi um louvor em 16 do Abril de 1985, juntamente comigo, atribuído pelo Sr. Inspector da Zona Centro, Major Ribeiro de Almeida, por termos participado numa operação de alto risco, que envolveu um camião cisterna que tombou e derramou uma matéria altamente tóxica, acetato de vinilo.
O ainda Bombeiro de 1ª. Classe José da Costa, manteve-se nesta operação durante 76 horas, sem nunca arredar pé, sendo o único a não ser substituído, nunca abandonou o seu Comandante.
Durante todo o tempo, que durou esta operação o tempo de descanso, era só para comer de dormir algumas horas de noite, de dia não havia descanso, era necessários refrescar a cisterna para se manter em baixa temperatura, por estar um dia muito quente, era preciso diluir o produto que ia derramando, tornando-o inofensivo.
Depois de ter passado ao Quadro de Honra, foi lhe entregue por mim a medalha honrosa, concedida pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
Entendi que a melhor maneira de homenagear Sub. Chefe José da Costa, Como seu Comandante, era escrever o seu historial pelo serviço que prestou aos Bombeiros Voluntários do Sabugal, e às gentes deste Concelho.
O Sob. Chefe José da Costa era humilde como homem e como Bombeiro evidenciava-se pela sua pontualidade, do bem fazer ao próximo, era sempre o primeiro a chegar ao Quartel; É costume dizer-se que as pessoas quando morrem, são todas boas, isto não se aplica ao Sob. Chefe José da Costa deixou muitas saudades nos Bombeiros que com ele conviveram, (Só é Bombeiro quem quer) apelida-se, a Bombeiros como este.
Deixou um bom exemplo para os mais jovens, façam o que ele fez pelos Bombeiros Voluntários do Sabugal, que amou até morrer. Deus o tenha em bom lugar, porque bem o merece. Adeus meu bom amigo companheiro de uma vida, até que Deus quiser e me chame.
Fui sempre por ele tratado como o seu Comandante até morrer, porque da sua boca nunca saiu o meu nome.
Devo-lhe um pedido, desculpe -me por não o ter acompanhado à última morada por razões de saúde, o meu estado anímico e psicológico estava-se muito em baixo.

Fonte: Sabugal jornal