quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bombeiros voluntários do Porto deixam de ter apoio da câmara



A Câmara do Porto decidiu não renovar o contrato de prestação de serviços que tinha com as 2 corporações de bombeiros voluntários da cidade. Porquê? Não foram atingidos “os objectivos contratuais”, disse o vereador da Protecção Civil da Câmara do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, em reunião pública do executivo, esta terça-feira.

Nem os Bombeiros Voluntários do Porto, nem os Portuenses, atingiram “os objectivos contratuais e nessa perspectiva não foram renovados os contratos”, afirmou o vereador.

A questão foi levantada já quase no final da reunião, quando foi dada voz aos munícipes, pelo presidente da Associação Humanitária dos Voluntários do Porto, Jaime Madureira, que lamentou a falta de apoio da autarquia.

“O dinheiro que o senhor vereador retirou vai prejudicar muita gente”, disse Madureira, acrescentando que, devido à falta de apoios, os Voluntários do Porto vão deixar de apoiar os “milhares” de peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela.

Corporações “não ficam sem guarda-chuva”
A Câmara do Porto entregava 37.500 euros a cada corporação por ano. Sampaio Pimentel referiu que a verba destinava-se a actividades complementares, uma vez que os Sapadores Bombeiros são os responsáveis pela actividade operacional.

“Fomos analisando e nunca fiquei verdadeiramente satisfeito com a execução contratual dos voluntários”, frisou, acrescentando que estas 2 corporações “não ficam sem guarda-chuva, porque recebem apoios da Autoridade Nacional da Protecção Civil e da administração central”.

Sampaio Pimentel assegurou ainda que ambas as corporações sabiam que os protocolos não seriam renovados, recordando que “no final do ano passado foram avisados que a avaliação não era positiva”.

Jaime Madureira referiu aos jornalistas que o orçamento anual dos Voluntários do Porto é de cerca de 200 mil euros e que este corte vai impedir a associação humanitária de apoiar os 4/5 peregrinos que por ali por pernoitavam por dia.

Fonte: Porto24