sexta-feira, 3 de junho de 2011

Rebelo Marinho visita corporações de bombeiros do Algarve a partir de amanhã

O candidato à presidência da Liga dos Bombeiros Portugueses Rebelo Marinho inicia, amanhã, dia 2, uma visita de três dias às corporações de bombeiros do distrito de Faro.

Assim, amanhã, Rebelo Marinho visitará a corporação de São Bartolomeu de Messines, às 19h30. No dia seguinte, 3 de junho, o candidato estará em Portimão (9h30), Lagos (10h30), Vila do Bispo (11h30), Aljezur (14h30), Monchique (15h30), Silves (16h30), Lagoa (17h30), Albufeira (18h30), Loulé (19h30), São Brás de Alportel (20h30)

No dia 4 de junho, Rebelo Marinho irá às corporações de Alcoutim (10h00), Vila real de Santo António (11h00), Tavira (12h00), Olhão (14h00), Faro (15h00 e municipais 15h30).

Um dos objetivos de Rebelo Marinho, enquanto candidato à presidência da Liga, é «recuperar e reforçar a identidade dos bombeiros, prejudicada com a sua integração na estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil», divulga em nota de imprensa.

O candidato defende ainda a autonomização da Direção Nacional dos Bombeiros no quadro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, de forma a melhorar a operacionalização.

Segundo nota de imprensa, «no atual quadro, os bombeiros estão integrados nas estruturas da Proteção Civil, mas de uma forma que anula, e até desmotiva, a sua especificidade e autonomia».

Para Rebelo Marinho, por uma questão de justiça mas também de operacionalidade, os bombeiros nacionais devem voltar a estar representados numa Direção Nacional, articulando-se, depois, esta com os diversos elementos constitutivos do Sistema de Proteção Civil.

A assumpção de tal desafio implica, porém, uma maior responsabilização dos corpos de bombeiros fundamentada na formação cuidada e continuada.

Rebelo Marinho, que já há vários anos é responsável pela formação na Escola Nacional de Bombeiros, defende «mais e melhor formação face às crescentes complexidades das missões dos bombeiros, seja sem operações de socorro, seja de assistência no dia a dia», lê-se no mesmo documento. Neste campo, uma das propostas é o desenvolvimento do modelo de formação de proximidade.

É a «complexidade da sociedade moderna e a, cada vez maior, solicitação da intervenção da rede nacional de bombeiros que leva a que o candidato apresente um conjunto de propostas reestruturantes, desde o serviço de transportes de doentes à valorização das parcerias das associações de bombeiros com os diversos Municípios», acrescentou.

Rebelo Marinho, que já foi presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e vice-presidente da Liga, foi fundador e presidente durante vários mandatos dos Bombeiros Voluntários do Sátão, sendo atualmente presidente da Federação do Distrito de Viseu. Outro dos seus objetivos é reivindicar o estatuto de parceiro social para a Liga dos Bombeiros Portugueses com assento no Conselho Económico e Social.


Fonte: barlavento