quarta-feira, 15 de junho de 2011

PS de Macedo de Cavaleiros propõe compra do antigo quartel dos bombeiros



A concelhia do PS de Macedo de Cavaleiros propôs à autarquia a aquisição do antigo imóvel dos Bombeiros. Depois de na última assembleia da Associação Humanitária dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros se ter colocado a hipótese da alienação do antigo imóvel como forma de saldar as dívidas, que ultrapassam os 200 mil euros, Rui Vaz aproveitou a ultima reunião de câmara para propor à autarquia a compra do imóvel.

Na opinião do vereador do PS esta é a única forma de ajudar os bombeiros e garantir a preservação do imóvel.

“Já tive oportunidade de o dizer, agora reafirmei-o aqui e até na forma de proposta à câmara para que fosse ela a ajudar os bombeiros a ultrapassar este problema. Como? Adquirindo a Câmara Municipal aquele imóvel. Tendo em conta que ficou patente naquela Assembleia Geral que há, de facto, uma ligação muito afectiva por parte dos bombeiros novos e dos mais antigos àquela antiga sede dos bombeiros”, afirma o vereador socialista, que volta à carga.

“Vimos a autarquia envolvida no processo eleitoral dos bombeiros. Vimos pessoas afectas a este executivo, concretamente e hoje estando ele aqui a presidir a reunião de câmara, o senhor vice-presidente Duarte Moreno que se envolveu pessoalmente no processo eleitoral dos bombeiros. E aquilo que eu disse e entendo é que se envolvam agora também, a um outro nível para ajudar a ultrapassar esta questão”, acrescenta.

Rui Vaz sugere que o edifício seja entregue aos próprios bombeiros e vai mais longe criticando a autarquia no envolvimento com as direcções anteriores.

“Se a câmara entendesse utilizá-lo para um fim que lhe fosse favorável, fá-lo ia, se não fosse podia inclusivamente devolvê-lo aos bombeiros para utilização para aquilo que eles entendessem. Esta é a nossa opinião e entendemos que a câmara de boa vontade, se quiser, pode ajudar por essa via. Porque ao atribuir-lhe um subsídio não vai ajudar a resolver o problema financeiro dos bombeiros. Aliás, aquilo que eu disse aqui é que a câmara, ao ter colocado lá as anteriores direcções, é responsável também pelo mau resultado de gestão da direcção anterior. Disse também e repito que se o problema da mudança de quartel foi resolvido tão depressa, então o problema estava na anterior direcção porque esta ultrapassou o problema muito depressa”, sugere o vereador.

Já o vice-presidente da Câmara garante que a autarquia não está, por enquanto, a equacionar essa hipótese.

Duarte Moreno refere que vai ser proposta em Assembleia Municipal a atribuição de um subsídio extraordinário à Associação Humanitária.

É uma sugestão que a vereação faz mas de momento a autarquia está a pensar atribuir um subsídio. Daí a revisão que vai ser feita já de seguida e ser apresentada à câmara para posterior aprovação em Assembleia Municipal. É um subsídio extraordinário”, revela.

Para já o vice-presidente não quer revelar o valor desse subsídio extraordinário que poderá ser atribuído e recusa-se a comentar as acusações da oposição.

Fonte: CIR