sábado, 25 de junho de 2011

Feira de S. Pedro arranca este sábado com novidades no turismo



O pavilhão de Turismo é a mudança mais significativa na edição deste ano da Feira de São Pedro. Alojamentos turísticos, agências e ainda autarquias vão poder promover os seus produtos num espaço próprio.

A organização está optimista quanto a esta 28ª edição da Feira, mas ainda assim a crise pode fazer repensar o número de dias do certame.

Este ano a Feira de São Pedro decorre de sábado a sábado, de 25 de Junho a dois de Julho. Mas, pelo meio existem dias da semana, habitualmente menos concorridos que, caso os restantes associados aprovem, podem mesmo deixar de existir. António Cunha defende uma realização repartida por dois fins-de-semana.

“A minha opinião pessoal é a de que se deve reduzir ao número de dias. Fiz essa proposta à direcção há três anos, mas nem a direcção nem os expositores aderiram a ela. Mas, penso que a feira deveria ser trabalhada apenas em dois fins-de-semana. E, o dia 29 seria sempre feriado e um dia de festa apenas aqui no concelho.”

De futuro, o presidente da ACISMC tem noção que poderá haver cortes autárquicos, mas considera que o financiamento do certame terá de passar sempre também pela Câmara Municipal.

“Algumas reduções vão ter que haver de futuro, mas terá sempre de haver o apoio das câmaras, caso contrário não há hipótese de o evento se realizar a este nível. Aqui há uns anos o público não era tão exigente. Os artistas eram de nome mais fraco e automaticamente eram mais baratos.”

A ACISMC Cartaz que recebe cerca de 50% do valor total de feira, que tem este ano um orçamento de cerca de 300 mil euros.

O pavilhão do Turismo, a novidade deste ano, terá dois mil metros quadrados. “É o pavilhão do turismo norte, vocacionado para as instituições da região ligadas ao sector. É o mais significativo em termos de organização. Penso que o modelo actual é para manter, precisa apenas de ser aperfeiçoado”.

A 28ª edição da Feira de S. Pedro, este ano, será uma ecofeira.
Do cartaz destacam-se Tony Carreira, Lucenzo, Camané, Micael Carreira, Irmãos Verdades, Quim Barreiros e Kristiana.

Um dos dias é dedicado à eleição da Miss Bragança, do concurso Miss Mundo/Portugal. As entradas variam entre um euros e os dois euros e meio.

Fonte: CIR