quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bombeiros de Freixo de Espada-à-Cinta estiveram sem comunicações 24 horas

Freixo de Espada-à-Cinta esteve sem comunicações durante 24 horas. Entre o final da tarde de segunda-feira e ontem, não houve telefones, telemóveis ou mesmo comunicações das forças de segurança. Os bombeiros foram os mais afectados.

O comandante Sá Lopes explica que chegou mesmo a estar em causa o socorro às populações.

“Tivemos uma situação em que foi solicitado o INEM aqui numa freguesia e o CODU teve de accionar o INEM de Mogadouro para vir aqui a Freixo porque não conseguia entrar em contacto connosco”, conta.

As comunicações foram retomadas ao final da tarde de ontem.

Mas continua sem haver uma explicação concreta para o problema.

“Deram-me duas explicações. Uma delas que terá sido um caçador que deu um tiro num cabo. Outra, que tinha sido um incêndio em Ligares. Mas quando o incêndio começou já não tínhamos comunicações e nem para as avarias conseguíamos ligar. Tivemos mesmo de pedir ao Centro de Operações de Bragança que ligasse. Só se conseguiu através do CDOS nacional contactar a PT”, explicou.

O comandante Sá Lopes frisa que nunca tinha havido uma avaria desta dimensão.

“Que tivesse esta dimensão e abrangesse os diversos meios, não. Foi telefones, internet, telemóveis e mesmo o sistema de rádio. Só conseguíamos falar com rede espanhola. Depois descobrimos que um dos operadores portugueses funcionava e pedimos alguns telefones emprestados para termos comunicações com o exterior.”

A avaria afectou também a rede multibanco, obrigando mesmo ao encerramento de agências bancárias.

A Brigantia já procurou um esclarecimento junto da PT mas, até ao momento, ainda não obtivemos qualquer resposta.

Fonte: Brigantia