quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Incêndios deixam bombeiros de Vila Flor sem viaturas

Os bombeiros do distrito de Bragança tiveram uma noite atribulada, com vários incêndios nos concelhos de Mirandela e Torre de Moncorvo. O incêndio de cabanas de cima foi o mais preocupante e só foi dado como extinto ao início da manhã.

Lavrou com 2 frentes activas e chegou a mobilizar quase 70 homens, obrigando mesmo a um reforço de uma coluna de bombeiros do Porto.

Também em Urros, ainda no concelho de Torre de Moncorvo, lavrou outro incêndio, extinto de madrugada.

Em Mirandela, foram dois fogos a preocupar os bombeiros.

E por causa da vaga de incêndios, os Bombeiros de Vila Flor estão em sobressalto devido à falta de meios para combater os fogos. Depois de na semana passada terem visto arder duas das suas viaturas em plena luta contra as chamas, eis que agora as poucas viaturas disponíveis estão avariadas, o que leva ao desespero de António Martins, o comandante da corporação.

“Estamos numa situação difícil, só temos um veículo com 400 litros. Não chega. O restante parque está destruído e avariado. É uma situação muito difícil para nós.”

Uma situação é ainda mais aflitiva porque o concelho de Vila Flor tem sido assolado por vários focos de incêndio nos últimos dias, o que tem obrigado o comandante a pedir ajuda às corporações vizinhas.

“Já hoje [ontem] tive dois incêndios de alguma dimensão. Tenho posto o meu pessoal apeado, mas não dá para combater os incêndios de forma eficaz. Tenho pedido meios às corporações vizinhas mas demoram sempre 45 minutos a uma hora a chegarem. E o fogo não pára à espera que os meios cheguem.”

Os habitantes locais estão a fazer pressão à própria corporação e procuram soluções, pois temem que as suas próprias casas não estejam em segurança.

“Em situação de urgência sabem que não temos veículos para poder acudir e estão sobressaltados.”

Neste momento em que a corporação de bombeiros de Vila Flor está praticamente sem viaturas operacionais, António Martins não sabe quando poderá voltar a contar novamente com as viaturas mas já não acredita ser possível reaver as viaturas nesta época incêndios.

“Não, não tenho esperança nenhuma nem perspectivas. As viaturas que tenho avariadas vou ver se a oficina lhes dá um jeito rapidamente.”

Os bombeiros de Vila Flor em dificuldades neste Verão devido à falta de viaturas operacionais, depois de na semana passada terem perdido dois veículos de combate aos incêndios.

Fonte: Brigantia