sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Incêndios: Catorze concelhos em risco "máximo"

Catorze concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia.

Com risco máximo de incêndio estão os concelhos do Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Gouveia e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Castro Daire (Viseu), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra) e Oleiros (Castelo Branco).

De acordo com o IM, em risco elevado de incêndio estão vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre.

O risco de incêndio determinado pelo Instituto de Meteorologia (IM) engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo”.

O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quinta-feira a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou 191 incêndios que foram combatidos por 2.321 bombeiros, com o auxílio de 588 veículos.

O IM prevê para hoje céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da tarde com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial nas regiões do Centro e Sul, vento fraco, subida da temperatura máxima no litoral peste e neblina ou nevoeiro matinal a norte do Cabo Raso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 35 graus Célsius, no Porto 28 e Faro 30.

Fonte: Lusa