terça-feira, 2 de agosto de 2011

Liga defende reforço do QREN para aquisição de novas viaturas



A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defendeu ontem um reforço da comparticipação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para aquisição de novas viaturas de bombeiros dos 70 para os 85 por cento.

O reforço da comparticipação do QREN para aquisição de novas viaturas foi manifestado pelo conselho executivo da LBP ao ministro da Administração da Administração Interna, Miguel Macedo, na primeira reunião dos bombeiros com a tutela.

Segundo a LBP, o reforço dos apoios do QREN dos 70 para os 80 por cento permitirá que a comparticipação do Estado, autarquias, associações de bombeiros e particulares se reduza para metade, de 30 para 15 por ce nto.

Numa nota divulgada após a reunião, os bombeiros referem que o ministro se mostrou “sensível à situação e deu conta que essa análise irá prosseguir”.

No encontro, a LBP apresentou ao Governo as cinco prioridades para o setor que gostaria de ver resolvidas ao longo desta legislatura.

A avaliação da estrutura da Autoridade Nacional da Protecção Civil, sistema de financiamento das associações, reforço do Estatuto Social do Bombeiro, reavaliação da legislação relativa aos bombeiros e a participação conjunta num grupo de missão composto pelo Ministério da Administração Interna e LBP foram as prioridades avançadas na reunião.

Fonte: Correio do Minho