sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cuidado com o calor: temperaturas sobem acima dos 30



Sete distritos de Portugal Continental estão desde as 07:00 desta sexta-feira e até às 22:00 de sábado sob aviso amarelo devido à previsão de temperaturas máximas elevadas de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), escreve a Lusa.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Évora e Beja, segundo o IM.

O aviso amarelo do IM é o segundo menos grave de uma escala de quatro e corresponde a uma «situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica».

O IM colocou hoje sob risco máximo de incêndio 14 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu.

Com risco máximo de incêndio estão os concelhos do Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Gouveia e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Castro Daire (Viseu), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra) e Oleiros (Castelo Branco).

O IM prevê para hoje céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da tarde com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial nas regiões do Centro e Sul, vento fraco, subida da temperatura máxima no litoral peste e neblina ou nevoeiro matinal a norte do Cabo Raso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 35 graus Célsius, no Porto 28 e Faro 30.

Radiação Ultravioleta: risco muito alto

A radiação ultravioleta (UV) mantém-se também, esta sexta-feira, com valores muito altos em Portugal, de acordo com dados do Instituto de Meteorologia (IM).

No nível muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol. Estes cuidados devem ser vigorar entre as 11:00 e as 16:00.

Fonte: IOL