quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Já se circula no primeiro troço de auto-estrada no distrito de Bragança



Ao fim de décadas, o distrito de Bragança já tem alguns metros de auto-estrada transitáveis. Era o único do país sem um único metro de auto-estrada, algo que se alterou desde a semana passada.

Bragança foi conhecido por ser, desde sempre, o único distrito do país sem um quilómetro de auto-estrada. É verdade que ainda continua sem um quilómetro completo mas, pelo menos, já existem alguns metros.

Apesar de ainda não estar oficialmente aberto ao trânsito, o nó da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, já permite a passagem de veículos pelo menos numa das faixas de rodagem.

Para os automobilistas esta é, pelo menos, uma boa notícia, embora contestem os atrasos, os constrangimentos no trânsito e temam que a auto-estrada possa ser portajada.

“está muito diferente, já é uma grande mudança. Agora os acessos são muito melhores”, diz uma condutora. Já outro automobilista frisa que “ainda não está bem pronto”, e diz mesmo que as obras não estão a ser “bem executadas”. “É uma vergonha o tempo que se demora. São quilómetros e quilómetros sem poder ultrapassar.”

Para breve está prevista a abertura do troço circundante a Bragança, com cerca de nove quilómetros portajados, que constituem alternativa aos 13 quilómetros necessários para quem seguir pelo IP4.

A partir do momento em que abra ao trânsito, este troço vai exigir o pagamento de 0,65 euros aos automóveis ligeiros e 1,65 aos pesados.

Mas as dores de cabeça prometem continuar por mais alguns meses.

Se a partir de Setembro serão suprimidos os três desvios actuais (Rossas, Romeu e Murça), outros três os vêm substituir.

Com a abertura oficiosa do nó da amendoeira, o distrito de Bragança também já tem auto-estrada.

Mas também o troço na zona de Sabrosa, no distrito de Vila Real, será aberto brevemente.

Depois disso só em Novembro é previsível nova abertura este ano, entre Lamares e Mirandela Norte.

Os restantes devem ficar prontos em 2013.

Fonte: CIR