quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bombeiros vão circular por Sintra de bicicleta

Em declarações à Agência Lusa, o comandante dos bombeiros voluntários de Sintra, Francisco Rosa, explicou que o objectivo é estar mais perto das pessoas e evitar a deslocação, às vezes desnecessária, de viaturas de emergência para situações que facilmente serão resolvidas por estas equipas que vão estar munidas com equipamento de primeiros socorros.

Uma equipa constituída por dois bombeiros vai patrulhar, durante a segunda quinzena de Agosto, as ruas de Sintra, fazendo o percurso entre a vila, a Quinta da Regaleira e o palácio de Seteais, precisamente a zona onde há maior presença de turistas.

"Nestas alturas de maior presença de turistas e de carros em Sintra, há dias em que é difícil circular com a viatura de emergência dentro da vila. Assim, tendo lá o pessoal é mais fácil chegarmos a situações de [menor] emergência", disse, adiantando que em situações mais graves esta equipa poderá acompanhar a vítima até à chegada da ambulância.

Apesar de não ser uma iniciativa inédita em Portugal, esta é a primeira vez que os bombeiros desenvolvem o patrulhamento por bicicleta na vila de Sintra.

A iniciativa, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de São Martinho de Sintra, tem início na segunda quinzena de Agosto e decorre das 09.00 horas às 18.00 horas.

Fonte: JN