quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Reacendeu-se incêndio de Moncorvo

Reacendeu-se o incêndio em Cabanas de Cima, no concelho de Torre de Moncorvo, que tinha sido dado como extinto ao início desta manhã.

As altas temperaturas reactivaram as chamas e os difíceis acessos estão a condicionar o trabalho dos bombeiros.

No local, e há instantes, o comandante distrital da protecção civil, o Major Carlos Alves, fazia o ponto da situação.

“É uma zona com muita pedra, muita carga térmica e, de manhã, quando o sol começou a bater, houve reacendimentos. A maior dificuldade tem sido com os acessos. Não conseguimos meter máquinas de rastos e têm sido os homens, com ferramentas, a fazer combate apeado”, explicava.

Do Porto chegaram também, durante a madrugada, alguns reforços.

“Sim, também estão a actuar”, sublinhou, explicando que, “de momento, não há populações em risco”. Nesta altura arde uma zona de “mato e algum sobreiro, na Horta da Vilariça e Castedo”.

Já esta tarde foram accionados dois aviões bombardeiros médios anfíbios, que têm ajudado os 104 homens que se encontram no terreno, apoiados por 31 viaturas e um helicóptero.

Recorde-se que este incêndio em Cabanas de Cima, no concelho de Torre de Moncorvo, começou já ao início da tarde de ontem.

Chegou a ser dado como extinto pelos bombeiros ainda antes das sete da manhã mas, devido às altas temperaturas, as chamas reacenderam-se.

Fonte: Brigantia