quinta-feira, 1 de julho de 2010

Fase 'Charlie' arranca com menos 70% na área ardida


Previsão de tempo húmido e ameno antevê um Verão com fogos mais fáceis de controlar. Dez mil bombeiros estão preparados.
Dez mil homens, 2100 viaturas e 56 meios aéreos garantem a partir de hoje o combate aos fogos florestais. O tempo tem sido o grande bombeiro de serviço, já que permitiu uma redução de 70% da área ardida, em relação ao ano passado, da área ardida.

Os meteorologistas garantem que as temperaturas amenas e a humidade vão ser grandes aliadas no combate às chamas nesta estação do ano.

Hoje será dado o arranque oficial à fase "Charlie" do dispositivo especial de combate a incêndios florestais 2010. A sessão terá lugar no Centro de Meios Aéreos de Moura e é presidida pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco que apresentará os dados da fase "Bravo".

Os números já divulgados pela Autoridade Florestal Nacional (AFN) mostram que até 15 de Junho houve registo de 2439 com um total de área ardida de 2700 hectares, dos quais 628 hectares são floresta e 2072 hectares são matos.

Número que ainda não contabilizaram o fogo de Mangualde, que consumiu 112 hectares, e que levam a Protecção Civil a mostrar cautela na análise.

"O Inverno foi prolongado e os matos cresceram muito", lembra o comandante distrital de Viseu. Apesar disso, César Fonseca reconhece que "tem chovido todos os dias e isso, para o combate, tem sido benéfico".

O incêndio de Mangualde consumiu cerca de 120 hectares de área florestal e feriu três bombeiros. Uma excepção no corrente ano já que, diz a AFN, "o histórico, entre 2000 e 2009, do total de ocorrências e área ardida, até 15 de Junho, mostra que em 2010 o total registado em ocorrências e áreas ardidas é significativamente inferior ao ano 2009 com menos 2988 ocorrências e menos 6601 hectares, 71%, de área ardida".

É no Norte do País que a situação tem sido mais grave. Os distritos de Braga e Viana do Castelo são os que apresentam maiores valores, respectivamente com 219 hectares e 181 hectares queimados pelas chamas.

A fase "Charlie", a época mais crítica em fogos florestais, arranca hoje e prolonga-se até 30 de Setembro. O dispositivo prevê dez mil elementos, 2177 veículos e 56 meios aéreos, além dos 236 postos de vigilância, todos comandados pela Protecção Civil.

Mário Marques, da comunidade de meteorologistas meteoiberica.com, prevê "um Verão algo húmido e ameno, ideal para os incêndios não saírem fora de controlo".

A previsão da precipitação para os próximos dois meses acompanha o optimismo. Em Julho e Agosto a precipitação prevista será "30% acima da média", conclui.

Fonte: JN