sábado, 17 de julho de 2010

Meios do INEM são um “luxo” para o distrito segundo director da cirurgia do CHNE


Um helicóptero de emergência médica, duas VMER’s e uma ambulância de suporte imediato de vida são um luxo para o distrito de Bragança. A opinião é do director do departamento de cirurgia do Centro Hospitalar do Nordeste. António Ferrão considera que, no distrito, um caso de emergência médica chega mais depressa a uma unidade hospitalar do que na região do grande Porto.

“Um acidentado, por exemplo, numa ponta da cidade do Porto, tem mais dificuldades em chegar ao centro hospitalar do que um sinistrado em Mirandela ou em qualquer outro ponto deste distrito. Porque também contam as coisas que estão pelo meio, como a Circunvalação, Avenida Fernão de Magalhães ou VCI. E também não conheço nenhum centro hospitalar, mesmo do Mundo, onde haja um INEM por cada unidade hospitalar e um helicóptero, como o Centro Hospitalar do Nordeste.”

Em relação à VMER que está estacionada no Hospital de Bragança, o director clínico, Sampaio da Veiga, revela que a falta de médicos para assegurar o serviço se verifica sobretudo no período da manhã.

“A sua actividade normal centra-se no período da manhã até meio da tarde. Por isso é que a nossa operacionalidade anda entre os 95 e 97 por cento que corresponde a algum período da manhã em que não temos médico disponível. E recentemente tivemos médicos doentes, que não puderam ser substituídos pela escassez de meios.”

Já o helicóptero e a VMER de Macedo são da responsabilidade directa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Fonte: Rádio Brigantia