quarta-feira, 21 de abril de 2010

Enfermeiros denunciam falhas nas ambulâncias


A validação médica de algumas situações de emergência pode estar a falhar por problemas de comunicação entre ambulâncias e Centros de Orientação de Doentes Urgentes, alertam os enfermeiros de emergência pré-hospitalar.
José Gomes, da Associação dos Enfermeiros de Emergência Pré-Hospitalar, refere que há pelo menos um mês que não é possível obter uma validação médica nalgumas situações ocorridas nas ambulâncias SIV (suporte imediato de vida). Existem 28 ambulâncias SIV, cuja tripulação é constituída por um enfermeiro e um técnico de emergência.
"Há protocolos que exigem uma validação médica à distância. Todos os dados obtidos nas ambulâncias são passíveis de serem transferidos para os CODU. Um dos casos é o dos eletrocardiogramas. E desde há um mês que isso não é possível", afiança.
Segundo José Gomes, "não conseguimos fazer nada, dá erro do servidor, não conseguimos que qualquer informação chegue ao CODU, com um risco inerente para as pessoas".
Fonte do INEM desmente que "existam ou que tenham existido dificuldades permanentes de transmissão de dados de eletrocardiogramas para os CODU".
"O encaminhamento dos doentes socorridos pelas SIV é adequado. Os meios no terreno mantêm-se em contacto permanente com os CODU, enviando dados e recebendo instruções médicas acerca do encaminhamento mais adequado dos doentes".
O INEM não esclarece sobre se o facto de alegar a inexistência de "dificuldades permanentes" significa ou não a existência de dificuldades pontuais.



Fonte: JN