quarta-feira, 7 de abril de 2010

Enfermeiros ficam as 24 horas nos CODU


O Ministério da Saúde concordou ontem em manter os enfermeiros nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) durante 24 horas por dia, uma exigência do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que ameaçava fazer greve já a partir da noite de ontem.

Em declarações à agência Lusa após uma longa reunião no Ministério da Saúde, o coordenador nacional do SEP, José Carlos Martins, disse que o Ministério "assumiu a manutenção de enfermeiros durante as 24 horas em todos os CODU até ao final do mês de Abril". Desta forma o sindicato não vai promover as "formas de luta" mais radicais com que tinha ameaçado na segunda-feira caso a tutela não recuasse no objectivo de apenas manter os enfermeiros durante 12 horas nos CODU.

"Ou os enfermeiros permanecem 24 horas por dia nos CODU ou, a partir de quarta feira, deixará de haver enfermeiros" nestes centros, tinha afirmado José Carlos Martins.

O Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse no fim de Março que os enfermeiros ficariam nos CODU "apenas durante o período" entre as 08.00 e as 20.00 e "só até final de abril".

José Carlos Martins afirmou que o sindicato não via razão para pôr a "baliza" no mês de Abril, mas acabou por anuir à proposta do Ministério. Até lá, será feita uma nova "avaliação sobre a pertinência" dos enfermeiros nos CODU, explicou.

No dia 27 de Abril realiza-se uma nova reunião entre o sindicato e o Ministério da Saúde para discutir os parâmetros desta avaliação e outras "medidas de estabilidade de exercício da profissão" dos enfermeiros nas estruturas do INEM.

Fonte: DN