quarta-feira, 7 de abril de 2010

Terceira VMER para o distrito só se for necessário


A colocação de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação em Mirandela ainda é possível.
É o próprio Governador Civil de Bragança quem o admite.

Jorge Gomes tinha anunciado a colocação deste meio na cidade do Tua, mas com a entrada em funcionamento de uma VMER em Macedo de Cavaleiros como meio de suporte ao helicóptero do INEM, a ideia parece agora ser pouco viável.

Mas o Governador Civil acredita que isso ainda pode acontecer se a necessidade o justificar.

“O que neste momento é mais prudente é consolidarmos bem a existência do helicóptero e da VMER, analisar a capacidade de resposta e as eventuais falhas” refere. “De acordo com esse levantamento, que será feito, tomaremos decisões caso a cobertura não seja suficiente” acrescenta, salientando que “se houver falta de cobertura para o socorro imediato, não tenho dúvidas que se a VMER de Mirandela for necessária, teremos de pensar nela”.

O autarca de Mirandela não levanta objecções à colocação da VMER em Macedo de Cavaleiros. “Eu concordo que ela fique onde faz falta. Se o helicóptero fica em Macedo e para isso é preciso a VMER, então que seja” refere José Silvano. “O que importa é que as coisas estejam nos locais onde fazem falta aos cidadãos” acrescenta.

O helicóptero do INEM que entrou em funcionamento, quinta-feira, em Macedo de Cavaleiros vai também serviu o distrito de Vila Real.

“O helicóptero do INEM vai sair sempre que o CODU entender que é relevante. Se houver algum problema atmosférico, a equipa médica sairá na VMER” explica Jorge Gomes, acrescentando que “vamos ter ali uma resposta para todo o distrito e também para o de Vila Real”. “Está localizado em Macedo porque os técnicos entenderam que era o sitio mais apropriado para estacionar este equipamento, mas vai servir todos os cidadãos dos distritos de Bragança e Vila Real”.

O Governador Civil explica ainda que os médicos e enfermeiros que constituem as equipas são do INEM, mas no futuro poderá ser o Centro Hospitalar do Nordeste a assegurar os profissionais. “São médicos e enfermeiros especializados neste tipo de serviço para fazer parte da tripulação. Vieram do Porto, mas não quero com isto dizer que com o tempo não tenhamos equipas daqui” adianta.

Esta semana, o secretário de estado da saúde deve fazer uma visita ao heliporto de Macedo de Cavaleiros para assinalar a entrada em funcionamento do helicóptero do INEM e da VMER.

Fonte:Brigantia