quinta-feira, 1 de abril de 2010

Helicópteros voam partir de hoje


Aparelhos do INEM tripulados por médico e enfermeiro
O INEM tem hoje, finalmente, em funcionamento os três novos helicópteros prometidos aquando do início da restrutração da emergência hospitalar. Dois ficam provisoriamente instalados em Loulé e Santa Comba Dão e o terceiro vai para Macedo de Cavaleiros.

Estavam prometidos há dois anos, para melhorar a emergência pré-hospitalar em zonas interiores do país. E arrancam ainda sem terem os respectivos heliportos devidamente aprovados pelo Instituto Nacional da Aviação Civil, pelo menos em dois casos. Os helicópteros do INEM previstos para Ourique e Aguiar da Beira estão operacionais a partir de hoje nas bases provisórias de Loulé e Santa Comba Dão.

Segundo o secretário de Estado adjunto e da Saúde, falta introduzir "melhoramentos nos heliportos" de destino final para serem certificados pela autoridade da aviação civil. O terceiro aparelho vai já para a base final, em Macedo de Cavaleiros.

Manuel Pizarro justifica alguma da demora na operacionalização destes meios de socorro com a alteração do projecto original. Inicialmente, previa-se que os helicópteros fossem tripulados por um enfermeiro e um técnico de emergência. Por serem meios dispendiosos, entendeu-se que deveriam suportar uma tripulação mais avançada: contam com um médico e um enfermeiro.

Distinguem-se dos dois já existentes em Lisboa e no Porto por fazerem mais transportes primários: em vez de circularem entre hospitais, irão directamente ao local onde está o doente. Com um custo anual de aluguer de 4,5 milhões de euros (mais o associado ao tempo efectivo de voo), contarão com uma VMER estacionada nas bases, para acudir a situações em que não possam voar por razões meteorológicas.

Fonte: JN