segunda-feira, 2 de maio de 2011

Governo vai apostar mais na formação de bombeiros e menos em viaturas e quartéis

O Governo Regional dos Açores revelou que vai apostar mais na formação e qualificação dos corpos de bombeiros do arquipélago, preparando-os para enfrentar os desafios da emergência médica, e menos em viaturas e quartéis.

"Vamos privilegiar cada vez mais a formação em emergência médica, em detrimento das viaturas e dos quartéis, que já respondem às necessidades", informou José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, em declarações à Lusa.

José Contente, que falava à margem da reunião do Conselho Regional de Bombeiros, que decorreu sexta-feira nas Lajes do Pico, frisou que "a fase agora não é de material, é de formação e qualificação".

Para o secretário regional, as corporações de bombeiros dos Açores, que desenvolvem a maior parte da sua actividade ao nível da emergência médica, estão conscientes dos novos desafios e pretendem dispor de "um corpo qualificado e com capacidade de resposta".

José Contente salientou que a aposta do executivo regional na formação dos corpos de bombeiros resulta dos "novos desafios" e da necessidade de os Açores "estarem a par dos parâmetros europeus" ao nível da resposta em situações de catástrofe.

"Tem havido um forte crescimento das catástrofes a nível mundial, que quintuplicaram anualmente entre 1975 e 2010", afirmou.

No continente europeu, revelou, as catástrofes provocaram nas últimas duas décadas cerca de 90 mil mortos, afectaram mais de 29 milhões de pessoas e originaram prejuízos superiores a 211 mil milhões de euros.

"A cultura de segurança e protecção civil impõe novas responsabilidades perante a maior intensidade dos problemas", salientou José Contente.


O Conselho Regional de Bombeiros é um órgão de aconselhamento que reúne ordinariamente uma vez por ano, sendo constituído pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros, Federação de Bombeiros dos Açores e pelos representantes das direcções das 17 Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da região e respectivos comandantes dos corpos de bombeiros.

Fonte: Diário dos Açores