sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nova tecnologia ao dispôr do INEM



O INEM tem neste momento em fase de instalação nos seus meios, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) e Ambulâncias de Suporte Básico de Vida e dois programas informáticos que visam facilitar a actuação das equipas de emergência médica pré-hospitalar.

O JORNAL das CALDAS acompanhou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da VMER das Caldas da Rainha com este equipamento e as vantagens da tecnologia são por demais evidentes, uma vez que quando os clínicos estão no terreno informam a unidade hospitalar da tipologia de doente que vão receber.

Os programas informáticos implementados pelo INEM, são dois. O primeiro é o registo clínico electrónico através do “Mobile Clinic”. Com esta aplicação os médicos fazem a passagem automática da informação recolhida no CODU para os meios no terreno e a sua actualização constante, o registo clínico do incidente é efectuado no local de forma electrónica e automatizada com a futura integração dos dados enviados por vários devices (ex. desfibrilhador). O envio automático da informação recolhida no local para o Hospital de destino de forma electrónica, evita assim a circulação de papel. Possibilidade de anexar toda a informação do evento (Ficha Clinica e dados de outros devices) de forma electrónica a ficha CODU. A interligação com o Navigator para a transmissão dos dados recolhidos por este (status) para a aplicação de Atendimento e Despacho.

O segundo sistema implementado é o sistema de Geo-referenciação e Navegação “Navigator INEM”, que consiste em que a rota até ao local onde está a vítima é automaticamente traçada, tal como o seu caminho até ao hospital de destino, ganhando-se eficácia e eficiência nas deslocações das ambulâncias e outros meios. Permite ainda conhecer melhor os tempos reais de duração das várias “fases”, desde o accionamento até ao fecho da ocorrência.

Em suma, as principais vantagens desta aplicação é que a “rota” desde o meio até ao local onde se encontra a vítima, tal como o caminho até ao hospital de destino, é automaticamente traçada, ganhando-se eficácia e eficiência nas deslocações das ambulâncias e outros meios. Com esta aplicação permite-se conhecer melhor os tempos reais de duração das várias “fases” das ocorrências, desde o seu accionamento até ao seu fecho, permitindo analisar desvios em relação ao desejado e implementar medidas correctivas. Por fim a disponibilização de melhor e mais informação operacional.

Neste momento todos os meios operados directamente pelo INEM estão já equipados com um computador portátil (com características específicas para a sua utilização em ambiente pré-hospitalar) onde funcionam estas duas aplicações.

Segundo Pedro Coelho dos Santos, director do gabinete de comunicação e imagem, o INEM considera que as mesmas estão ainda em fase de testes, no sentido de serem identificadas melhorias passíveis de serem introduzidas e de melhorarem a prestação destas novas ferramentas. É intenção do Instituto concluir a fase de testes no final deste primeiro semestre de 2011.

Da experiência testemunhada pelo JORNAL das CALDAS,este equipamento, um computador portátil, semelhante a um Magalhães com capa anti choque e com software específico apenas para estas aplicações, é deveras útil, para os médicos que vão para o terreno, uma vez que ao receberem o alerta, tem tudo escrito, onde está a vitima, quais as suas condições à chamada de alerta e tem delineado o caminho até ela. Depois no local e depois de administrada todo o tratamento, os clínicos colocam online a ficha médica, onde constam nome, idade, patologia, fármacos administrados. Do outro lado da linha o INEM acompanha e o Hospital para onde o doente é encaminhado, sabe que tipo de doente vai chegar, sendo assim mais rápida a intervenção e a equipa clinica disponibilizada para o correcto tratamento.

Nos primeiros dias de utilização, é claro que muitos operacionais ainda tiveram algumas dificuldades, em deixar o bloco de apontamentos, caneta, fichas e telemóvel, mas em poucos dias esse processo vai ser alargado de forma espontânea.

Este equipamento tecnológico será em breve implementado nas ambulâncias INEM e nas SIV, uma mais valia para a população que vai ser socorrida, não esquecendo que a triagem será sempre fundamental e por isso nunca é demais lembrar que apesar de se encontrar numa situação‭ ‬de stress e de apuros, quando liga para 112, as palavras que transmite poderão significar uma maior e melhor assistência médica no local.

Fonte: Jornal das Caldas