domingo, 1 de maio de 2011

Tripulante evacuado de navio ao largo do Faial



Homem a bordo de um navio holandês tinha sintomas de apendicite

Um tripulante de nacionalidade indonésia com sintomas de apendicite, que estava a bordo de um navio holandês ao largo dos Açores, foi resgatado com sucesso, revelou este domingo o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, da Marinha Portuguesa, escreve a Lusa.

O pedido de socorro foi recebido por aquele centro coordenador às 19h57 (20h57 em Lisboa) de sábado, referindo-se a um tripulante indonésio, de 22 anos, que se encontrava a bordo do navio «UMVIATU», de bandeira holandesa.

Nessa altura, o navio encontrava-se a cerca de 360 milhas náuticas (cerca de 660 quilómetros) a sudoeste da ilha do Faial.

A operação de evacuação médica envolveu um helicóptero EH-101 e uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa, tendo o tripulante sido recolhido às 03h20 (04h20 em Lisboa) de hoje, e transportado para o Hospital da Horta na ilha do Faial.

Também segundo o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, da Marinha Portuguesa, dois tripulantes da mota de água «Neptuno» foram resgatados, sábado, a 1 milha náutica (cerca de 2 quilómetros) a sul do aeroporto de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Fonte: TVI