terça-feira, 10 de maio de 2011

Praias fluviais do Azido com Bandeira Azul



As duas praias fluviais de Macedo de Cavaleiros, localizadas na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, foram, de novo, galardoadas com a Bandeira Azul da Europa. Das 3 praias galardoadas no interior Norte do país, duas localizam-se no concelho macedense.

A Praia da Ribeira ostentará o símbolo pelo segundo ano e a Praia da Fraga da Pegada afirma-se como a praia fluvial mais galardoada do país, averbando o galardão pelo oitavo ano consecutivo.

As praias macedenses são um local privilegiado para muitos que visitam a região transmontana nos meses de maior calor. Os seus areais, as extensas zonas ajardinadas e a qualidade da água, integradas numa área de natureza protegida, a que se acrescenta um conjunto de actividades e recursos, a todos acessível, como os diversos percursos pedestres, a prática de canoagem e BTT, os campos de voleibol e futebol de rua, as bancas de leitura, artesanato e produtos regionais, os bares e restaurantes de apoio, os bike-karts e outros, fazem deste um dos destinos mais requisitados do Nordeste Transmontano. Em 2010, no período da época balnear, que se estendeu de 15 de Junho a 15 de Setembro, foram mais de 175.000 as pessoas que ali acorreram.

A Albufeira do Azibo tem por isso um importante peso na economia do concelho. Associada a uma oferta turística com uma forte valorização do património histórico e cultural, as diversas áreas de comércio saem beneficiados.

Bandeira Azul premeia também comportamento dos banhistas

O galardão agora atribuído é promovido pela Associação da Bandeira Azul da Europa, uma entidade não governamental sem fins lucrativos, que vem reconhecer o cumprimento de uma série de critérios de qualidade da água e da areia, de segurança e conforto dos utilizadores, bem como de informação e sensibilização ambiental.
A Bandeira Azul premeia também o comportamento cívico dos banhistas que em muito tem contribuído para a manutenção deste elevado padrão de qualidade. É também o resultado de um intenso trabalho de preservação ambiental levado a cabo no concelho de Macedo de Cavaleiros, igualmente reconhecido sucessivamente com o galardão de Município Eco XXI.

Fonte: Espigueiro