quinta-feira, 12 de maio de 2011

Obras no Heliporto do Hospital obrigam helicóptero a aterrar no estádio municipal de Bragança



Durante os próximos dois meses o helicóptero do INEM vai ter de usar o estádio municipal de Bragança para fazer as aterragens e descolagens. É que o heliporto do hospital entrou em obras.

Trata-se de um investimento de cerca de 113 mil euros que o Centro Hospitalar do Nordeste já tinha programado há algum tempo uma vez que não sofria melhoramentos há mais de duas décadas.

O objectivo é garantir o transporte dos doentes urgentes em segurança e reunir condições para avançar com o processo de certificação do heliporto para voos de emergência.

Sem essas obras, nomeadamente de iluminação, o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) não assegurava a certificação da infra-estrutura.

De forma provisória, os voos vão ser transferidos para o estádio municipal, mesmo ao lado do hospital, sendo que a transferência dos doentes será assegurada por ambulâncias.

Segundo o Jornal Nordeste, a proximidade do estádio à unidade hospitalar foi precisamente o factor que levou o INEM a optar por esta solução uma vez que garantia uma chegada mais rápida.

A outra hipótese que se colocou foi o aeródromo municipal, a cerca de 10 quilómetros de distância.

Fonte: Rádio Brigantia