sexta-feira, 13 de maio de 2011

Menos bombeiros para combater incêndios



A criação de três comandos regionais está a gerar celeuma no seio da Protecção Civil distrital.Recentemente foram constituídas estruturas intermédias que vão fazer a ponte entre comandos distritais e comando nacional.

São três para o norte, centro e sul do país.Bragança vai ficar depende do Porto.Situação que não agrada ao governador civil de Bragança.Jorge Gomes que tece duras críticas e esta estrutura dizendo mesmo que é um empecilho.“Não vejo razão nenhuma de os comandantes distritais passarem a ter um comando intermédio com o comandante nacional pois atrasa a tomada de decisão” afirma. “Espero que este comando intermédio não tenha uma visão regional da quintinha dele, pois isso é que me preocupa” acrescentando que “tudo o que são estruturas intermédias de comando são sempre empecilhos”.

Declarações feitas à margem da apresentação esta sexta-feira do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais para este ano.Por causa da contenção das despesas a fase Charlie, a mais critica, vai contar com menos 39 bombeiros relativamente ao ano passado.Ao todo serão 183.

Mas o comandante distrital da protecção Civil não se mostra preocupado com essa redução.“O número de bombeiros continua o mesmo, as corporações terão é de contar com mais capacidade de voluntariado para conseguir pôr no terreno o mesmo número de forças do ano passado” refere.

Para além dos dois helicópteros de ataque inicial que estarão estacionados nas Serras de Bornes e Nogueira, este ano haverá mais um centro de meios aéreos em Macedo de Cavaleiros.Carlos Alves explica que vai servir de forma “alternativa, pois, caso seja necessário ter um meio aéreo pesado no nosso distrito ou nos limítrofes, haverá ali uma base mais próxima onde possa ser feita a manutenção e tudo o que o meio aéreo necessita para poder operar”. Apesar da redução de meios, o comandante manifesta-se confiante.

O dispositivo conta ainda com 11 sapadores florestais, ICNB, AFOCELCA, GIPS e 11 postos de vigia.

Fonte: Brigantia