segunda-feira, 2 de maio de 2011

Uma nova viatura, mais oito bombeiros e um crachá de ouro



Os Bombeiros Voluntários da Feira celebraram ontem o 90.º aniversário e, para assinalar o dia, benzeram um tanque de grande capacidade e oito bombeiros, que terminaram o curso de 350 horas, foram promovidos a soldados da paz de terceira classe. O comandante Manuel Neto agradeceu os apoios que a corporação tem recebido. “Sem vocês, o comandante não é nada. Temos que estar todos unidos” - apelou.

Há 90 anos, quatro feirenses decidiram criar a corporação de bombeiros. “Chegámos a conhecer alguns deles e com eles aprendemos a amar a instituição” - referiu Artur Brandão, recordando uma fase da sua vida em que ainda não pensava sequer em ser presidente da instituição. Apesar das dificuldades, os compromissos não têm sido esquecidos. E numa altura em que se aproxima a época de incêndios, foram lembrados os bombeiros lourosenses que perderam a vida na sequência do combate de Monte de Mêda, em Gondomar.

António Gomes, representante da Federação aveirense dos Bombeiros, revelou que os 90 anos dos bombeiros farão, em breve, parte de um livro. “A juventude começa a entender os valores praticados pelos bombeiros” – sustentou. Gomes da Costa comungou do teor dos discursos do dia e destacou o voluntariado com um exemplo: o crachá de ouro atribuído a Augusto Campos Pais, pelos 30 anos de dedicação ao voluntariado.

Fonte: Terras da Feira