sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Assembleia municipal quer reabertura da Escola de Bombeiros


A Assembleia Municipal de Bragança exige a manutenção do pólo da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) na cidade.

Esta sexta-feira foi aprovada uma moção nesse sentido, apresentada pelo grupo municipal do PSD.

O deputado Rui Correia, que é também presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança, considera que a escola está a fazer muita falta para garantir as horas de formação obrigatórias aos bombeiros.

“No distrito existem cerca de 900 bombeiros que têm de ter 70 horas de formação anuais e para isso eles têm de se deslocar aos pólos da ENB ou então vem cá um formador” explica Rui Correia, salientando que “atendendo à especificidade de algumas formações, pode não haver meios como é o caso de viaturas para desencarceramento”.


“A escola está a fazer muita falta” realça, acrescentando que “há muito dinheiro a sair dos cofres das associações humanitárias para pagar essa formação”.

Por outro lado, refere o caso da corporação de Bragança, onde existem “30 estagiários que passaram a bombeiros de 3ª que ainda lhe falta uma formação de 30 horas porque ainda não tivemos formador”.


Durante a sessão, o deputado do PS Fernando Lima, que é também presidente da direcção dos bombeiros de Izeda, revelou que naquela vila vai abrir, até ao Verão, um campo de formação.

A corporação disponibilizou o espaço.

“Com o aval da liga de bombeiros iniciamos a construção de uma unidade de formação para as formações de incêndios florestais e industriais” adianta Fernando Lima. “Estamos a ultimar a construção do campo de treinos com a ajuda câmara que asfaltou o terreno e os bombeiros adquiriram e transportaram desde o porto do Leixões vários contentores para as diferentes modalidades dos exercícios” explica.


Mas os responsáveis concordam que este espaço não vai suprimir a falta do pólo da ENB em Bragança.

“Ajuda, mas não resolve” considera o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança. “Há outras formações como é o caso de tripulante de ambulâncias, mergulho ou grande ângulo que não podem ser dadas aqui” acrescenta Rui Correia.

A moção foi aprovada por maioria, com a abstenção do deputado da CDU.

Escrito por Brigantia