segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Portugueses confiam na emergência médica

O INEM mandou fazer um estudo sobre a satisfação dos utentes e concluiu que os portugueses confiam na emergência médica.

De acordo com o inquérito feito pelo INEM os utentes estão satisfeitos com o serviço que lhes é prestado e confiam na actuação dos profissionais da emergência médica, embora tenham queixas sobre as perguntas a que têm que responder quando ligam para este serviço.

O presidente do instituto, Abílio Gomes, explica os principais resultados e destaca o facto da generalidade dos portugueses saber como activar a emergência médica.

«Relativamente à utilização do 112 as pessoas maioritariamente revelaram ter um bom conhecimento de como utilizar este número e qual é a situação da vida em que devem utilizá-lo, depois responderam aos tempos de espera, que globalmente foram satisfatórios», adianta.

Abílio Gomes afirma ainda que foi pedido aos utentes que avaliassem as características que mais gostam nos profissionais do INEM.

«Em primeiro lugar foi a rapidez e cortesia, logo seguidas da competência e profissionalismo. Houve alguns aspectos que desagradaram, cinco por cento dos inquiridos ficaram apontaram a demora que constitui responderem às perguntas quando atendem a chamada», refere.

O presidente do INEM revela que houve também outros pontos que mereceram críticas neste estudo de satisfação sobre os serviços de emergência médica como a «melhoria das comunicações e da transmissão de dados à distância».

O presidente da Liga dos Bombeiros concorda que o serviço prestado pelo INEM, nomeadamente o tempo de resposta aos casos de emergência médica, tem vindo a melhorar.

Duarte Caldeira defende, no entanto, que em algumas zonas do país e em particular no interior, é preciso reforçar o número de ambulâncias e recorda que grande parte destes serviços são assegurados pelas corporações de bombeiros.

Fonte: TSF