quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Escola de voo ajuda a diminuir incêndios


O número de área ardida diminuiu quatro vezes no concelho de Mogadouro desde que está em funcionamento o Centro Internacional de voo à vela.

João Henriques, responsável pelo centro e vice-presidente da autarquia mogadourense, refere que esta descida se deve ao facto de se avistarem mais facilmente as ignições durante as horas de voo, sendo feita a comunicação imediata da ocorrência.

“O número de ignições foram rigorosamente iguais em cada ano antes de o aeródromo abrir e os hectares ardidos foram metade. O que corresponde a quatro vezes menos por ignição desde que o aeródromo abriu. Porquê? Porque do ar se avistam muito mais facilmente as ignições”, explica.

O aeródromo de Mogadouro funciona há quatro anos, com aprovação do INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil), e tem serviço de auxílio á Protecção Civil, no que respeita a matéria de fogos florestais.

“É um aeródromo de referência, até porque foi o último a ser construído e com todas as indicações do INAC, e que está a fazer várias coisas e a dar apoio a várias estruturas, como a escola de voo à vela e a Protecção Civil”.

O aeródromo de Mogadouro a revelar-se uma mais-valia no combate a incêndios florestais. Só no concelho de Mogadouro, a área ardida, nos últimos dois anos diminuiu quatro vezes.

Fonte: CIR