sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ordem quer explicações sobre situação no INEM


A Ordem dos Enfermeiros quer ser recebida no Ministério da Saúde para abordar a situação dos profissionais ao serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Em causa está a instabilidade sentida pelos enfermeiros, tendo os sindicatos convocado uma paralisação para o dia 25.

Recorde-se que os enfermeiros das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV)queixam-se da falta de um concurso que os vincule ao INEM, onde estão em situação de mobilidade. Sem vinculação, a maioria terá de regressar aos hospitais de origem, sob pena de perderem lugar no mapa de pessoal. A falta de profissionais (algumas SIV aguentam-se com dois ou três enfermeiros, em vez de cinco ou seis) e a "falta de orçamentação de verbas para formação" em 2010 são outras das queixas, factores que "colocam em causa o funcionamento de alguns meios de socorro".

A Ordem adianta que, em reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, a 21 de Dezembro, este revelara preocupação com a situação e dissera perspectivar o aumento do número de enfermeiros no INEM. Além de garantir desbloquear o concurso para vinculação, comprometera-se a clarificar os protocolos com bombeiros envolvendo os postos de emergência médica nos quartéis, que incluem enfermeiros.

Sem sinal de concretização das promessas, a Ordem quer esclarecimentos, acusando a direcção do INEM de contribuir para o estado preocupante da emergência pré-hospitalar.

Fonte: JN