sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Enfermeiros em Greve

A ANTEPH – Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, no seguimento da noticia publicada no Jornal Correio da Manhã, “INEM: Greve de enfermeiros dia 25“ em que é alegado que os Tripulantes de ambulância e bombeiros vão ocupar o seu lugar, vem a esclarecer o seguinte:

1. Em momento algum os tripulantes de ambulância sejam eles dos quadros do INEM ou dos Bombeiros tiveram ou têm a intenção de ocupar o lugar dos Enfermeiros, por este motivo esta afirmação além não ter qualquer sentido demonstra uma falta de ética por quem a fez;

2. A emergência médica é assegurada pelos tripulantes de ambulância desde que esta existe, ou seja a mais de 30 anos, recordando que na actual situação quem têm vindo a usurpar funções que não são suas são os próprios enfermeiros que não possuindo qualquer enquadramento legal no que diz respeito ao socorro em emergência pré-hospitalar a utilizam como uma solução para o desemprego da classe de enfermagem bem como para obterem remunerações elevadas que em alguns casos rondam os 400 euros por um turno de 12 horas numa ambulância SIV;

3. A ANTEPH lamenta este tipo de atitudes por parte do sindicato dos enfermeiros, que tentam atribuir uma dependência do socorro de emergência na classe de enfermagem que na prática não existe, uma vez que o serviço efectuado pelas ambulâncias SIV é em termos percentuais residual em relação às milhares de intervenções de emergência asseguradas pelos tripulantes de ambulância que pertencem ao INEM e aos corpos de Bombeiros, garantindo-se às populações que em momento algum o socorro estará comprometido na sequência desta greve ou de outras que venham a organizar.

4. A ANTEPH lamenta a inércia do Ministério da Saúde no atraso da publicação da carreira dos técnicos de emergência médica e sua regulamentação, processo que se encontra concluído, e que é fundamental para o aumento da qualidade na prestação do socorro de emergência.

Lisboa, 12 de Fevereiro de 2010-02-12

O presidente da ANTEPH

Nelson Batista