sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

INEM: técnicos de ambulância desmentem substituição de enfermeiros


O Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência (STAE) desmente a substituição de enfermeiros em qualquer das áreas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), contrariando a versão dos enfermeiros, que estão em greve esta quinta-feira. O STAE referiu, no entanto, partilhar de algumas reivindicações do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) relativamente a «questões laborais, nomeadamente pagamentos em atraso».

Em comunicado, o STAE refere ser o «único específico dos profissionais do INEM e que representa legalmente 85 por cento dos seus funcionários» e, por isso, pretende «repor a verdade dos factos nos pontos que tocam directamente à classe profissional dos Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE)».

INEM: 90 por cento dos enfermeiros em greve

Assim, o STAE desmente qualquer tipo de substituição de enfermeiros, tendo em conta que a «criação dos Técnicos de Emergência Médica visa dotar os actuais técnicos (TAE), que apenas possuem 258 horas de formação, de 1550 horas de formação tutelada por médicos». Este aumento de formação, segundo o sindicato, «irá corresponder a um claro e inequívoco aumento da qualidade e segurança do socorro prestado aos portugueses».

Fonte: IOL Diário