quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Encontrada solução para cruzamentos desnivelados do IP4


O cruzamento de Vale de Nogueira no IP4, onde há duas semanas, em 24 horas, morreram três pessoas, em dois acidentes de automóvel, vai ser alvo de uma intervenção imediata com vista a criar condições de segurança para reduzir a sinistralidade rodoviária.

Há muitos anos que as populações da zona O cruzamento de Vale de Nogueira no IP4, onde há duas semanas, em 24 horas, morreram três pessoas, em dois acidentes de automóvel, vai ser alvo de uma intervenção imediata com vista a criar condições de segurança para reduzir a sinistralidade rodoviária.

e a Associação de Utilizadores do IP4 há anos que vinham reivindicando uma solução, devido ao perigo que reveste a travessia a partir de Bragada para Vale de Nogueira ou vice-versa. “Tem fraca visibilidade por ser uma zona de ponto baixo e tem umas guardas rígidas que impedem uma boa visibilidade, para ir de Bragada para Vale de Nogueira é preciso atravessar quatro vias, é um movimento bastante perigoso”, explicou Mendes Godinho, da empresa Estradas de Portugal (EP).

As obras vão iniciar-se em breve, estando prevista a data de 15 de Março para o seu arranque, e deverão estar concluídas até ao final daquele mês. Os técnicos acreditam que os melhoramentos a realizar no triângulo Bragada/Vale de Nogueira estarão criadas condições de segurança que não existem actualmente. “Depois se as regras de trânsito forem cumpridas é quase impossível haver acidentes ou pelos menos acidentes tão graves como os últimos, fica salvaguardada para o tipo de acidentes que já houve”, afirmou o governador Civil, Jorge Gomes, durante uma reunião realizada em Bragança na passada sexta-feira, onde estiveram presentes representantes da empresa Estradas de Portugal (EP), da Concessionária da A4 e da GNR. Vão ser promovidas acções de sensibilização sobre as alterações na via, sobretudo nas aldeias de Bragada e Vale de Nogueira, onde “a população ficou muito incomodada com os últimos acidentes, dada a sua gravidade”, referiu o governador, acrescentando que o que está em causa “é a segurança das pessoas”.

Na mesma altura foi adiantado que os outros dois cruzamentos desnivelados, entre Macedo de Cavaleiro e Bragança, nomeadamente o de Quintela de Lampaças e o do Azibo, também vão ser melhorados, a conclusão das obras está prevista até ao final de Maio.

As obras nos três cruzamentos tratam-se de “soluções provisórias” até à entrada em funcionamento da A4, cuja construção vai iniciar-se em Junho e tem um prazo de conclusão de 16 meses. As obras da auto-estrada vão realizar-se de forma faseada, o nó da Amendoeira em Macedo de Cavaleiros poderá estar concluído até ao final de 2010.
Na entrada de Vale de Nogueira /Bragada, onde ocorreram os últimos acidentes com vítimas mortais, vão realizar-se três alterações fundamentais, passa a ser impossível cruzar o IP4 para circular entre as duas localidades, passando os automobilistas a ter de fazer uma deslocação de 2Km pela nacional para entrar no Nó de Quintela, tendo como alternativa percorrer 4km pela via rápida; a que se junta a limitação da velocidade até 70Km/hora; e a instalação de sinalização de grande dimensão. “Na zona, o IP4 passará a ter apenas uma faixa de rodagem em cada via, actualmente tem duas”, explicou Mendes Godinho, da EP.

Em 2009 morreram cinco pessoas no IP4 em 2010, em menos de dois meses, já houve quatro vítimas mortais.
Fonte: O Informativo