quinta-feira, 3 de março de 2011

Câmara de Alfândega compra equipamento de limpeza de neve

Os incêndios florestais, a neve e o gelo são as principais preocupações da Protecção Civil de Alfândega da Fé.

O plano Municipal de Emergência está a ser elaborado e no dia Nacional da Protecção Civil, foram reveladas as primeiras conclusões do relatório preliminar.

Mas são vários os riscos a que a população do concelho está sujeita.

“Temos os incêndios florestais à cabeça e depois sazonalmente há uma variação com neve e gelo nas estradas, ondas de calor e sismos também são um risco potencial” refere Alberto Gomes, do departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que está a fazer o estudo.

Apesar de ainda não ter conclusões definitivas, o técnico já identificou alguns problemas na distribuição de meios no concelho de Alfândega da Fé.

“Pelas características do território, em que a maior parte da população está concentrada na vila, pode ser problemático para alguns risco como é o caso de fogos em Bornes” exemplifica.

O vice-presidente da câmara revela que a autarquia vai apostar no reforço dos meios, sobretudo a pensar no Inverno e na neve que afecta sobretudo a EN315, entre Alfândega e Macedo de Cavaleiros.

“Apesar das dificuldades financeiras, estamos a preparar um reforço de meios, nomeadamente a aquisição de algum equipamento como uma pá frontal e um distribuidor de sal que nesta fase são os equipamento que faltam ao município para poder combater o corte dessa estrada e também duas estradas municipais que servem algumas aldeias com bastante população” adianta Eduardo Tavares.

Esta será a semana da Protecção Civil no concelho de Alfândega da Fé, que decorre até sexta-feira.

Fonte: Brigantia