terça-feira, 8 de março de 2011

Medalhas para bombeiros acidentados na auto-estrada

O despacho do ministro Rui Pereira prevê agraciar as vítimas do despiste que ocorreu no primeiro dia de Agosto, na A1
Os bombeiros de Cabo Ruivo vítimas de um grave acidente rodoviário, junto ao nó da Mealhada, na A1, no primeiro dia de Agosto do ano passado, vão ser homenageados pelo Ministério da Administração Interna.
O carro acidentado pertencia aos Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo e fazia parte de uma coluna de reforço que tinha estado a combater diversos fogos florestais no distrito do Porto e, naquele momento, regressava a casa.
Na sequência do violento despiste ocorrido no sentido Norte-Sul, a cerca de dois quilómetros do nó da Mealhada, faleceu o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo, Carlos Santos, que vai ser agraciado, a título póstumo, com a medalha de mérito de protecção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.
O despacho do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, refere que Carlos Santos, “durante os 19 anos em que prestou serviço nos Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo, norteou sempre a sua conduta pelo ideal de serviço à comunidade, com total disponibilidade e dedicação no âmbito da protecção e socorro”, frisando que o seu desaparecimento “privou a sociedade portuguesa de um cidadão dotado de elevadas qualidades pessoais, que soube sempre conduzir a sua acção na protecção das pessoas, do património e do ambiente de forma notavelmente solidária, devotando muito do seu tempo e, por fim, a própria vida para os proteger e socorrer”.
Na viatura acidentada seguiam ainda os bombeiros Bruno Miguel Trindade Morgado,
Nuno Miguel da Silva Eiras, Susana Maria dos Reis Cardoso, Luís Filipe Coelho Gonçalves e Nuno Agostinho Rodrigues de Pinho, este último dos Voluntários de Lisboa.
Todos ficaram feridos com gravidade, tendo necessitado de internamento hospitalar e processo de reabilitação posterior, pelo que o ministro decidiu a atribuição a estes “soldados da paz” da medalha de mérito de protecção e socorro, no grau prata e distintivo azul.

Fonte: Diário de Aveiro