terça-feira, 15 de março de 2011

Equipas internacionais acodem em massa ao Japão

Equipas de resgate de mais de uma dezena de países já se encontram em território japonês, respondendo ao apelo de Tóquio.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 70 países ofereceram ou anunciaram o envio de socorristas, equipamento e bens de primeira necessidade para ajudar o Japão a enfrentar a catástrofe.

A maior mobilização vem dos Estados Unidos, mas este domingo chegaram também equipas provenientes da Alemanha, da Suíça, da Hungria ou de Taiwan. A Austrália e a China contam já com pessoal no terreno e as ofertas de ajuda chegam mesmo de países afetados por conflitos ou tragédias recentes, como o Afeganistão e o Paquistão.

A caminho do Japão está neste momento mais de uma centena de socorristas franceses. Elementos da Proteção Civil e de diferentes corporações de bombeiros que se fazem acompanhar de 14 toneladas de material.

Um bombeiro explica que transportam “máquinas específicas para detetar pessoas entre os escombros”.

Outro acrescenta que também levam “equipamento de proteção contra radiação e possíveis contaminações”.

Segundo a Proteção Civil francesa, a tarefa dos socorristas é complicada pela gestão do risco de radiações e a recusa japonesa, por razões sanitárias, do recurso a cães especializados na busca de vítimas.

Fonte: Copyright © 2011 euronews