quarta-feira, 23 de março de 2011

Mais de 400 anos de ocorrências e acidentes históricos disponíveis para consulta on-line

A maior cheia de que há memória no rio Lima, em 1909, é uma das ocorrências históricas disponíveis a partir de hoje para consulta, on-line, pelos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo.

Segundo o registo, que retrata 236 ações de apoio e socorro da corporação, os efeitos da grande cheia fizeram-se sentir em Viana do Castelo entre 20 e 29 de dezembro de 2009, atingindo praticamente todas as zonas importantes, à beira rio.

Da Avenida Camões, ao Jardim Público, passando pelo Largo João Tomás da Costa e 05 de outubro, todos os estabelecimentos comerciais existentes entre jusante da ponte Eiffel foram inundados, com as águas a subirem mais de três metros.

“O capitão do Porto ordenou que as tripulações abandonassem os navios ancorados”, lê-se ainda sobre as históricas cheias do rio Lima, há mais de cem anos.

Esta é a apenas uma das centenas de ocorrências que passaram hoje a estar disponíveis para consulta, através do site de internet da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e que retratam o socorro entre 1642 e 1997.

Outro dia negro é o de 24 de abril de 1997, quando uma carrinha de transporte escolar foi colhida por um comboio em Vila Fria, provocando quatro mortos e dois feridos.

A informação foi recolhida em dados oficiais e imprensa da época, compilada e agora disponibilizada on-line como forma de assinalar o aniversário da corporação de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, gerida pelo município.

A iniciativa, explicou a autarquia, “pretende sistematizar e organizar, através de um exaustivo trabalho de pesquisa”, a relação das ocorrências ao longo de mais de 400 anos, as quais “afetaram as gentes e o território do Município de Viana do Castelo”.

A apresentação deste registo histórico marcou o aniversário dos Bombeiros Municipais, que fundados em 22 de março de 1780, acudiram a várias das tragédias e ocorrências que figuram neste levantamento histórico.

Com a designação original de Companhia da Bomba, a corporação municipal é atualmente a terceira mais antiga de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.

Tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária. Apoiam, ainda, outros Corpos de Bombeiros sempre que solicitado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, através da sua estrutura profissionalizada de 83 membros.

Fonte: Lusa